Viver com uma doença autoimune pode ser desafiador tanto para o corpo quanto para a mente. Entender esta conexão é essencial para uma vida equilibrada e saudável!
O que é uma Doença Autoimune?
De forma resumida as doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca erroneamente as próprias células do corpo. Alguns exemplos são o lúpus, a artrite reumatoide, a esclerose múltipla e doença de Crohn.
Impacto na Saúde Mental:
Ansiedade e Depressão: Lidar com uma condição crónica pode levar ao desenvolvimento de sintomatologia ansiosa e e depressiva devido ao sentimento de impotência e às incertezas sobre o curso da doença, sintomas imprevisíveis, dificuldade de diagnóstico e gestão do seu impacto na vida diária.
Fadiga: A fadiga crónica, comum em muitas doenças autoimunes, pode ser debilitante, afetando a capacidade de realizar tarefas diárias e comprometendo a qualidade de vida.
Isolamento Social: As limitações impostas pela doença e a sensação de pouca compreensão por parte das pessoas podem levar ao isolamento e à solidão.
Gestão dos momentos médicos: Lidar com diversas consultas, análises, exames e medicações pode ser extremamente exaustivo e ter uma carga psicológica muito significativa.
Cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar da física, com o apoio necessário pode viver uma vida com qualidade mesmo com uma doença autoimune!
Um psicólogo pode ajudar!