Fiz terapia e fiquei pior!
Se já se sentiu assim, saiba que poderá fazer parte do processo. Mas como?
1. Enfrentar questões profundas
A terapia incentiva-o a olhar para dentro, e isso pode significar revisitar traumas, dores antigas e questões que evitou até agora. Este processo de autoconhecimento pode ser desconfortável e até doloroso.
2. Consciencialização emocional
Ao aumentar a sua capacidade de perceber emoções reprimidas, pode sentir uma sobrecarga emocional, mas isso não significa que está a piorar, mas que está a aprender a sentir e lidar com essas emoções de forma mais saudável.
3. Mudança é desconfortável
Mudar padrões de pensamento e comportamento leva tempo e, muitas vezes, causa desconforto. O que antes era automático começa a ser questionado, e isso pode criar ansiedade, dúvida e até sensação de perda.
4. Expectativas irrealistas
Se começou a terapia à espera de uma solução rápida, pode se sentir frustrado quando percebe que a mudança é gradual. A terapia exige paciência e compromisso, e o progresso nem sempre é imediatamente visível.
5.Abordagem psicoterapêutica e relação terapêutica
Nem todas as abordagens terapêuticas funcionam da mesma forma para todos. Às vezes a abordagem psicoterapêutica poderá não estar totalmente alinhada com suas necessidades ou expectativas.
Além disso, a relação terapêutica é fundamental para o sucesso do processo. Se sente que não há confiança, conexão ou segurança é natural que o progresso seja mais difícil.
Como lidar com essa sensação?
Converse com o seu psicólogo: Explique como se está a sentir e, juntos, podem avaliar e encontrar o melhor caminho. O psicólogo deverá acolher este seu sentir!
Entenda que o processo pode ser desafiador e dê a si mesmo o tempo necessário para evoluir!