Comer as Emoções - Compulsão Alimentar

Já se sentiu fora de controlo ao comer, como se não conseguisse parar? As compulsões alimentares são mais comuns do que imaginamos e podem afetar profundamente a nossa saúde física e emocional!

Este comportamento é caracterizado pelo consumo de grandes quantidades de comida em um curto período de tempo, geralmente acompanhado por uma sensação de perda de controlo sobre a alimentação.

A compulsão alimentar pode levar a um ciclo vicioso de comer para lidar com emoções negativas e, em seguida, sentir-se pior após os momentos de compulsão (sentimentos de culpa, vergonha e angústia)

Muitas vezes, devido à vergonha e culpa, as pessoas que sofrem de compulsão alimentar comem sozinhas ou em segredo.

Reconheça os Sinais Pare e pergunte-se: "Estou realmente com fome ou estou a tentar preencher um vazio emocional?"

Identifique os Gatilhos Quais são as situações ou emoções que o levam a comer? Ansiedade, solidão, tédio? Reconhecer estes gatilhos é o primeiro passo. Pergunte-se: "O que estou a sentir agora?"

Encontre Alternativas saudáveis  Em vez de recorrer à comida, experimente outras atividades que possam aliviar estas emoções, como por exemplo: caminhar, ouvir música, meditar ou fazer uma atividade prazerosa.

Procure o acompanhamento de profissionais de saúde: Estas situações poderão requerer um acompanhamento multidisciplinar, nomeadamente um acompanhamento nutricional e psicológico simultâneo de forma a entender melhor as suas emoções e desenvolver estratégias para lidar com estas situações sem recorrer à comida, promovendo a saúde e o bem-estar geral


Anterior
Anterior

Posso ir ao psicólogo 1 vez por mês?

Próximo
Próximo

Saúde Mental e Gravidez